Skip to content

Big Blog Brasil

19/09/2010

Já faz um tempo que eu tô pra vir aqui para fazer um post “auto-ajuda”. Hehehehe.
AJUDA pra quem me pede (amigos que estão perdidos), pra quem precisa (colegas que estão se achando) e AUTO pra mim (desabafando)!!!

Tem muita gente me perguntando sobre essa história de trabalhar com blog, de ser blogueira de empresa, ou sobre ser “blogueira de moda“etc.

Primeiro, vamos aos FATOS:

  • Quem tem juízo na vida sabe que eu não sou lá uma blogueira de moda. Eu falo aqui e ali “por cima” sobre estas e outras coisas… e sobre moda.
    Pois a minha vida gira em torno disso há um tempão, eu sou FORMADA em Estilismo e Moda pela UFC (Universidade Federal do Ceará), onde desde que entrei já tinha Multiply, Fotolog, Orkut e .. Blog! >> Redes Sociais?!?!?!
  • Quem me conhece sabe que desde o outro Blog eu sempre dedilhei ser mais fofoqueira da minha vida do que outra coisa. Por isso aqui, tãããão presente são os textos na primeira pessoa – e eu nem sou tão narcisista assim!!! Mas falo sempre o que acho/penso/espero/sinto da móda.
  • Blog NÃO É REVISTA nem é JORNAL.
  • Blog não é JORNALISMO. Eu não sou JORNALISTA.

Agora vamos aos ATOS:

Eu passei pelo lodo do descobrimento pós-formatura.
Onde tudo o que eu achava que existia era uma nuvem preta sobre mim, e ao meu redor ninguém me amava ninguém me queria e eu me lamentava dias e noites sobre a falta de mercado em Fortaleza para a minha área…
Isso, até que eu vi nos blogs a oportunidade de pagar meu condomínio em dia!

“Ser” blogueira era uma coisa, então eu refiz o meu blog para adapta-lo aos padrões atuais da minha vida com a móda. Refiz meu círculo de amizades que até então, na área de moda estava super legal, com pessoas legais e projetos novos iniciando… enfim: Tudo de bom.

Me uni a pessoas que queriam movimentar a cena local e fomos a luta.
*leia-se moda em pauta* leia-se a moda e a cidade* leia-se costuras –  interna*

Neste momento, “Ser” blogueiro era uma visão. E meu blog começou a ser visto e lembrado pelas assessorias, pelos amigos dos amigos, pelos próprios amigos que nem eram tããão amigos… Eu acho que teve até gente com medo de não ser meu amigo!!!! hehehehe. Enfim.

Eu sempre tive na minha cabeça, uma única certeza: eu não era daquele mundo dos looks, das unhas e dos cabelos certinhos. Eu era a menina dos textos longos sem definição láááá do blogspot. Mas aqui, me tolindo nos assuntos, deixando falar só o lado profissional.
E é isso.

Acho que esse textão aqui, no quesito desabafo vem pra soltar esse grito entalado há tempos, sobre o que de fato “este” Por Estas e Outras… representa na minha vida.
Sim. Ele me faz pagar as contas. Com ele próprio? NÃO. NUNCA. Com o que ele me trouxe, SIM!

Meu blog não tem patrocínio, não tem muitas visualizações. Não tem layout feito por designer. É um “blog réi”, como diz no CE, feito por mim. Pelo meu “handmade” sometimes… hehehe. É assim. Uma coisa.

Mas eu sou do clubinho que prefere a qualidade antes, bem antes, da quantidade. Adoro quando vejo que teve cento e tantas visitas e nenhum comentário! Adoro mesmo. Por que isso mostra que eu posso ir ver o teu blog, o da amiguinha, o do colega e o da tiazona, sem precisar falar nada! Mas quando eu retribuo um comentário, é de verdade. Eu gosto de incentivar meus amigos.
E eles sabem quem são.

Sobre mim, ainda (eu avisei que era auto-ego-super-eu? rs) este blog me ensina a ler sobre moda de outra forma. Eu olho pra ele e penso “olha quanta po$%a de blog de moda existe no mundo, o meu é uma droga sem fim”… hehehe mas na real, eu faço o que posso – ainda que seja só uma porcariazinha por semana!
Eu só digo “oi” se acreditar no oi que tô dizendo. É assim, aqui, é assim!

LITLLE HEL 4 MY FRIENDS:

Babys, é o seguinte, não tente empurrar seu blog garganta abaixo. Sucesso vem quando vem. A gente tem que aprender a lidar com isso – crescer – a vida toda! É um saco, eu também acho… mas se você precisa fazer do seu blog um meio de vida, então vai a luta, não espere por ninguém e principalmente, coloque na sua cabeça que o empresário é você. O poder tá na mão de quem trabalha. Então se jogue:

Sobre cobrar pelo blog, eu acho que cada um faz o que quer, ó.
Sobre os preços, (a pergunta que mais escuto… gente eu sou pobre, eu não sei fórmula de ryqueza, e acho que não contava não, se soubesse… pq eu nem sou uma “anja” eheheh) cobre o valor que você acha que vale o teu texto, o teu conhecimento e a tua cara, claro, afinal você vai mostra-la junto aos produtos!!! Não existe tabela.
Sobre como vender a publicidade, procure se aliar a um profissional de atendimento em agências de publicidade. Envie os números do seu blog semanalmente, faça posts gratuitos incialmente, seja legal com algumas marcas, envie resultados premeditados… seja “bacaninha”!

Para não fazer feio, se você quer mesmo esse lance de “vendas”, vai num designer e dá um tapinha no teu layout. Customize um curriculo legal com o que já fez, mesmo se não fez nada, imprima documentos bem escritos, coloque em envelopes e envie por correio. LEMBRE-SE >> VOCÊ NÃO VAI GASTAR -VAI INVESTIR!!!! Revisão mínima 3 vezes antes de enviar, tá?!

AQUELE(s) TOQUE(s) LEGAL(is):

Vamos com calma. Vamos pensar antes de escrever. Vamos temer o poder das críticas. Vamos colocar honestidade nas coisas que publicamos. Quem sabe buscar uma informação mínima. Quem sabe não se sentir tão por cima. Quem sabe olhar ao redor e ver que trabalho massa os amigos do outros blog alí estão desenvolvendo. Unir? Você sabe o que significa essa palavra?! Se liga.
Humildade sempre = Amizade sempre.

Antes de finalizar, eu mando um abraço especial pra Cipolla Jeans que desfilou no #FFW e para Catarina Mina, que está embarcando pra Sampa pra participar do Setembro Verde, como disse no post anterior. Estas duas empresas são muito especiais, pois fazem parte do meu trabalho diário com blogs corporativos.

BLOG WORK:

Blogs corporativos são a saída para os que como eu não tem interesse em patrocinar o próprio blog, ou apenas curtem escrever conteúdo relacionado à moda.
Particularmente, eu aderi a eles por opção.
Senti a necessidade de algumas marcas, liguei, fui lá com um projeto e apresentei pros empresários.
Sobre como funciona, você é quem determina em sua proposta o número de postagens, a quantidade de atualizações e o valor que será cobrado.
Quanto à carga horária, eu tenho um método que compara o meu tempo pessoal com meu tempo profissional. É uma forma de não viver só para a empresa e de não me perder nas minhas coisas particulares.
É tão relativo esse lance de “valores X área de atuação” que eu mesma nunca usei meu blog como parâmetro de conhecimento. Eu sou formada e ponto final. Mas minha dica é que se você não é da área de moda, mostre seu conhecimento de outra forma, usando os posts de seu blog, ou desenvolvendo um projeto encantador, por exemplo!!
Trabalhar como “blogueiro profissional” é muito sério. A imagem da empresa está sempre atrelada, do “bom dia” ao “RT”. Então seja sempre muito atencioso, procure oferecer serviços simples de executar e não esqueça de focar sempre o mantra: “o cliente tem sempre razão” >> mas sem esquecer que ele te paga para fazer algo que no momento ele não pode fazer por ele mesmo.
Se liga, leva a sério.
Sobre a postura vinda de terceiros… Só digo que você mesmo se encare como um trabalhador sério, assim os outros também te verão como o tal.
É isso. Boa sorte. Me liga se precisar de mais informação. Me procura no google, me manda e-mail.. sei lá… euq ueria resolver mais questões neste post. Mas além de ter ficado imenso, o Deivy chegou e eu vou ali… ler livros e escutar música clássica… kkkkkkkkkkkkkkkkk (tábom.)

10 Comentários leave one →
  1. Kilvia permalink
    01/03/2011 13:58

    Ei, muito legal esse texto. Está grande em tamanho e em conteúdo interessante, … é muito leve e atrativo lê-lo.
    Parabéns, você escreve muito bem.

    Abraços!

  2. rachel permalink
    07/02/2011 07:14

    bixa besta! ler livros e ouvir musica classica!

  3. 06/02/2011 05:49

    Primeira vez que visito o blog e achei interessante o seu post, sincero e objetivo.
    Gostei da parte que vc escreveu “…Vamos colocar honestidade nas coisas que publicamos.”

    Acho muito importante!

    abraço.

  4. Déborah Marques permalink
    17/11/2010 13:41

    Oi Déby, visitei pela primeira vez seu blog e dei de cara com este texto!! CARACA! rs

    Tenho que confessar virei sua fã.

    Um grande abraço.

    Déborah²

  5. Camila permalink
    11/11/2010 21:50

    Amiga,
    você tá linda, seu blog tá super legal….
    Muito sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Agora que eu te achei… não te largo mais viu…
    Beijos……

  6. 11/11/2010 17:59

    Deby, que post. (sempre admirei demais sua forma de escrever – lembra dos bilhetinhos fofos que me deu?) Pois é, assim como você não tenho pretensões de transformar o Diário num blog comercial (pelo menos ainda..) ele é tão meu e é feito em primeiro lugar para mim, fico super feliz quando alguém gosta de alguma coisa pois é como se estivesse gostando de mim…também não gosto de rótulos..tipo blog disso, daquilo ou blog de moda.
    É assim: o blog da Cris, como o Débora com D é o teu simplesmente isso. Adorei, parabéns!

  7. Dudu permalink
    18/10/2010 20:46

    Deby,to passado..Que post FODA!

    Serio mesmo,amei muito ler isso e concordo com muito do que foi dito tambem..E acho que muita gente precisa seguir esse conselho:

    “Vamos com calma. Vamos pensar antes de escrever. Vamos temer o poder das críticas. Vamos colocar honestidade nas coisas que publicamos. Quem sabe buscar uma informação mínima. Quem sabe não se sentir tão por cima. Quem sabe olhar ao redor e ver que trabalho massa os amigos do outros blog alí estão desenvolvendo. Unir? Você sabe o que significa essa palavra?! Se liga.”

    Arrazou demais querida..
    beijos =**

  8. 10/10/2010 15:48

    Amei o blog.
    Parabéns!
    Cofira meu novo post no blog:
    http://chatadescarpin.blogspot.com/
    beijos

  9. 28/09/2010 10:01

    Achei as dicas maravilhosas e o texto mesmo longo não ficou cansativo!!!
    Parabéns Debs vc é uma blogueira de mão cheia!!!

  10. Lorena permalink
    27/09/2010 00:31

    Amei o post, fiquei com vontade de ler mais e mais… escreve mais? ?!! Beijo :*

Deixe um comentário

